Habitat Brasil lança campanha de arrecadação para reparação de moradias no Rio Grande do Sul

Share this

Atualmente, milhares de famílias estão atravessando a fase mais dolorosa de suas vidas. Elas foram forçadas a deixar seus territórios às pressas, deixando para trás suas moradias e tudo o que demoraram uma vida inteira para conquistar.

Quando as águas recuarem, elas precisarão do nosso apoio para recuperar seus lares com segurança e dignidade. Neste momento, é essencial assegurarmos que elas não se sintam esquecidas nem desamparadas. Por isso, nós, da Habitat para a Humanidade Brasil, contamos com a sua contribuição!

Como iremos atuar?

Nossa atuação será dividida em duas fases: primeiro, iremos contribuir com a ajuda humanitária através da distribuição de kits emergenciais e de apoio ao abrigamento para famílias atingidas, priorizando mulheres, idosos, bebês e crianças. Na segunda fase, quando a água da enchente recuar, atuamos para recuperar moradias danificadas de famílias vulnerabilizadas.

Em situações de enchentes, as moradias costumam apresentar problemas como janelas e portas danificadas, pisos com abatimentos (afundamento), telhados danificados, revestimentos e pintura danificados, e em alguns casos danos estruturais. Instalações elétricas também são atingidas, comprometendo toda a rede do imóvel. O esgotamento sanitário também é comprometido após enchentes, influenciando diretamente a saúde das famílias que precisam retornar para suas casas, quando não têm outra alternativa.

Sua doação é essencial! Acesse doe.hph.org.br/sosrs e faça parte dessa corrente de solidariedade. Doe agora!

Sobre a Habitat para a Humanidade Brasil

Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização da sociedade civil que, há mais de 30 anos, atua para combater as desigualdades e garantir que pessoas em condições de pobreza tenham um lugar digno para viver. Presente em mais de 70 países, a organização promove a incidência em políticas públicas pelo direito à cidade e soluções de acesso à moradia, à água e ao saneamento, em articulação com diversos setores e comunidades.  

Desde 2022 atuamos no Rio Grande do Sul com projetos de melhorias habitacionais e acesso à água, saneamento e higiene e lavatórios comunitários beneficiando mais de 300 pessoas em mais de 19 comunidades, garantindo a adequação de casas para mais de 70 famílias viverem com mais dignidade.

O que é resposta a desastres

Na resposta ao desastre no Rio Grande do Sul, atuamos em duas fases: a ajuda humanitária no momento da tragédia e no momento posterior ao desastre, quando as águas baixarem, com com reparações emergenciais em moradias e apoiando famílias mais vulneráveis a reparar suas casas e reconstruir suas vidas. 

A resposta a desastres compreende a atuação em até 6 meses após a catástrofe, onde atuamos com reparações emergenciais nas casas atingidas pela enchente. 

Em cenários de enchentes, casas e prédios atingidos apresentam janelas e portas danificadas e sem funcionamento, pisos com abatimentos (afundamento) e telhados danificados, revestimentos e pintura danificados, e em alguns casos danos estruturais. Quando os telhados são danificados as instalações elétricas também são atingidas, comprometendo toda a rede do imóvel. O esgotamento sanitário também é comprometido após enchentes, influenciado diretamente a saúde das famílias que precisam retornar para suas casas, quando não têm outra alternativa. A Habitat Brasil atua na reparação destes problemas, tendo realizado melhorias e reparações emergenciais em São Sebastião, no litoral Paulista, em 2023 e no sul da Bahia, após as chuvas que arrasaram municípios no fim de 2021.

Ajude a divulgar a campanha compartilhando nas redes sociais!