Cada conexão constrói uma nova oportunidade

No último sábado organizamos um grande encontro: convidamos os nossos doadores recorrentes para conhecer o trabalho que desenvolvemos na comunidade de Heliópolis, zona oeste de São Paulo. Ao todo, 10 doadores tiveram a oportunidade de conhecer a história de duas mulheres que, com o apoio da Habitat, reformaram as suas casas e transformaram o dia a dia de suas famílias.

Maria de Lourdes é moradora de Heliópolis há 30 anos e sempre teve vergonha da sua casa e principalmente de seu banheiro: a construção era ruim, o piso e telhado estavam em péssimo estado.

“Não gostava que ninguém viesse me visitar em casa. E quando vinham, eu deixava as pessoas só aqui na sala. Não podiam entrar no meu quarto, nem no meu banheiro. Era tudo muito feio”, conta Maria.

Além de melhorar a autoestima das famílias, uma moradia adequada também previne inúmeras doenças.

Segundo o Ministério da Saúde, doenças infecciosas e infecções respiratórias são a 2ª e 3ª causas de mortalidade infantil. Estudos mostram que a saúde é responsável por 72,1% das faltas de crianças na escola, comprometendo o seu rendimento escolar. E 43,2% dos alunos que não realizam a lição de casa de forma adequada apresentam pior desempenho nos estudos.

Foi por isso que Deborah e Marcos resolveram procurar a Habitat. A pequena Julia dormia num quarto escuro, sem ventilação e com muita umidade. A reforma em sua casa deu à Julia a oportunidade de se desenvolver e à Deborah e Marcus, a tranquilidade em saber que a sua filha vive em um lar seguro e saudável.

Hoje, Maria de Lourdes conta para todo mundo a transformação que viveu em sua vida. “Eu falo sobre a Habitat para todo mundo daqui. Quando chego em uma casa que está bem ruim, a primeira coisa que eu falo é: você sabe que tem um grupo maravilhoso aqui dentro da comunidade que pode te ajudar?”, diz.

Muito obrigada a todos os doadores e parceiros que tornaram possível a transformação na vida dessas famílias. É graças ao apoio de vocês que conseguiremos chegar em mais Marias e Deboras da comunidade Heliópolis.

“O encontro no sábado foi muito bacana. Conhecer a equipe da Habitat, vivenciar a realidade das famílias e perceber o carinho e dedicação que todos têm pelo projeto me aproximou muito da causa. Confesso que passei o final de semana digerindo tudo o que vi”, conta Paulo Cavalli, doador recorrente da Habitat.

 

DOE AGORA MESMO

Você também pode gostar
Voluntários constroem cisternas para 12 famílias no sertão pernambucano
Colaboradores do Instituto GM transformam a casa e a vida de famílias em Heliópolis/SP
Campanha Solo Seguro
Colaboradores da Johnson & Johnson se unem e ajudam a construir casas mais dignas em Heliópolis/SP