Nossa História

Atuamos há mais de 25 anos no Brasil. Conheça nossa trajetória.

Share this

Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização global não governamental, sem fins lucrativos, que tem como causa a promoção da moradia como um direito humano fundamental. No Brasil há 25 anos, Habitat já desenvolveu projetos em 11 estados e transformou a vida de mais de 76 mil pessoas.

Conheça nossa trajetória no país

  • Em 1989, uma trágica enchente em Belo Horizonte (MG) trouxe a organização ao Brasil, com o objetivo de socorrer famílias que ficaram desabrigadas. Foi então que construímos 200 casas no Bairro da Liberdade para as famílias que sobreviveram às enchentes, mas perderam tudo no desastre.

  • Em 1992, Habitat para a Humanidade foi oficialmente fundada no Brasil.

  • Em 2001, comemoramos a construção da casa nº35 mil da organização na América Latina. Na ocasião, recebemos dezenas de voluntários para colocar a mão na massa no Brasil, incluindo os fundadores da Habitat for Humanity, Millard e Linda Fuller.

  • Neste meio tempo, Habitat Brasil transferiu sua sede de Minas Gerais para o estado de Pernambuco, com objetivo de estar mais próxima dos locais que mais precisavam de projetos. Então, iniciou ações em diversos municípios nordestinos.

  • Em 2007, iniciamos um projeto na comunidade de Varjada (zona rural do município de Passira/PE), onde construímos 124 cisternas para famílias sem acesso a água. Durante a construção, ficou claro que as famílias precisam de muito mais para se estabelecerem. Então, em parceria com diversas organizações, a Habitat Brasil fez com que essas mesmas famílias tivessem casas novas, seguras e saudáveis – construímos 124 moradias na comunidade. O impacto do projeto foi tão significativo que recebeu o Prêmio Nacional de Melhores Práticas da Caixa e o Troféu do Mérito Municipalista da ABM (Associação Brasileira de Municípios).

  • Em 2010, Habitat Brasil deu início à construção de 100 casas para mulheres, chefes de família, raspadeiras de mandioca na cidade de Feira Nova/PE. O projeto “Mulheres Construindo Casas e Recriando Vidas” beneficiou mulheres que trabalhavam em condições precárias, com longas jornadas diárias e remuneração mensal extremamente baixa. Trabalhando cerca de 14 horas por dia, essas mulheres recebiam apenas R$15 por tonelada de mandioca raspada.

  • No mesmo ano, a organização passou a construir casas através do programa Minha Casa, Minha Vida Entidades – uma modalidade do Minha Casa, Minha Vida onde entidades da sociedade civil coordenam o projeto inteiro, desde a parte construtiva ao trabalho social de desenvolvimento com as famílias. O primeiro projeto desenvolvido foi no município de Paulista/PE, com a construção de 558 unidades para famílias lideradas por mulheres. Desde então, estamos construindo casas novas para famílias vulneráveis em quatro estados: Ceará, Goiás, Pernambuco e Tocantins.

  • Em 2011, a UKAid através do órgão britânico DFID (Department for International Development) decidiu apoiar o trabalho de incidência política que a organização vem desenvolvendo no Brasil. Através de uma parceria de 4 anos, foi possível apoiar 2.400 famílias a entrarem na justiça para terem a posse segura da terra onde estão vivendo, evitando assim que sejam removidas de suas casas e de suas comunidades. O projeto também fortaleceu comunidades e grupos de mulheres através de oficinas e rodas de estudos com foco em temas como gênero, cidadania e direitos humanos. Mas, muito além disso, a parceria possibilitou que a Habitat Brasil atuasse em espaços como o Conselho Nacional das Cidades para propor políticas públicas que têm o potencial de beneficiar milhões de pessoas no país inteiro.

  • Em 2013, Habitat Brasil expandiu sua atuação também para São Paulo, através da implantação do Escritório de Inovações Urbanas. A organização iniciou o projeto de melhorias habitacionais urbanas na comunidade de Heliópolis.

  • Em 2014, a Habitat Brasil aprovou duas resoluções no Conselho das Cidades do Estado de Pernambuco, que beneficiam diretamente quase 4 milhões de pessoas no estado. As políticas são voltadas para a mediação de conflitos urbanos de terra e são ferramentas que ajudam a proteger famílias vulneráveis de remoções violentas. Essas resoluções também foram aprovadas nacionalmente como recomendação para todas as unidades federativas do Brasil. Este trabalho de incidência política concedeu à Habitat Brasil o Advocacy Award da Habitat for Humanity, por seu grande impacto na vida de famílias sem posse segura da terra.

  • Em 2016, Habitat Brasil foi eleita como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil, recebendo o selo do Instituto Doar. No ano seguinte, recebemos o selo de #ONGTransparente, do mesmo instituto. Ambas premiações representam a seriedade e qualidade da nossa gestão e transparência.