Água para Vidas

Project Detail

O projeto Águas para Vidas tem o objetivo de apoiar famí­lias em diversos municípios da região do semiárido Pernambucano a terem acesso a água potável em suas casas. Isto é feito através de reparos/aumento de seus telhados e construção de cisternas para captação e armazenamento de água de chuva. As famílias cujos telhados foram reparados são encaminhadas para o Programa 1 Milhão de Cisternas, liderado pela ASA – Associação do Semiárido, para receberem cisternas de placas. Um total de 400 famílias (cerca de 2000 pessoas) estão sendo beneficiadas por Habitat Brasil com reparos de telhados.

Embora o P1MC atinja um grande número de famílias, ainda há muitas que não conseguem ser atendidas. Pessoas que vivem em áreas onde o P1MC ainda não atua ou em áreas onde a espera é grande podem demorar até dois anos para receber uma cisterna. Famílias que não têm acesso a água simplesmente não podem esperar tanto tempo. Para servir a estar pessoas, Habitat Brasil têm objetivo de construir 300 cisternas para armazenamento de água de chuva.

Contextualização

Todo ano, milhares de pessoas sofrem com a seca no nordeste brasileiro. Famí­lias vivendo nesta região trabalham principalmente com agricultura, recebendo menos de um salário mí­nimo por mês. A situação de vulnerabilidade econômica e social se agrava com a chegada dos meses de verão, quando, por falta de chuva, as plantações diminuem e, consequentemente, o trabalho disponí­vel também.

A população carece de infraestrutura em todos os sentidos, principalmente no que diz respeito ao acesso à água de qualidade. A falta de disponibilidade de água força mulheres, crianças e idosos a caminharem longas distâncias, diversas vezes por semana, para abastecerem suas casas. Em muitos casos, a caminhada leva em torno de duas horas, ida e volta. Devido a esta situação, é muito comum que mulheres e crianças na região não tenham acesso pleno a educação, o que diminui severamente suas chances de um futuro mais próspero. Mulheres que dedicam seu dia a esta tarefa não têm possibilidade e trabalhar e, portanto, não podem contribuir com a renda familiar. Esta realidade as coloca em dependência de seus maridos, o que, por sua vez, aumenta o número de casos de agressão e violência doméstica.

Em muitos casos, a água utilizada pela famí­lia não é tratada, pois vem de açudes e lagos. Estes locais também são usados por animais; para lavanderia comunitária; para banho; para dejetos. O uso de água inadequada aumenta, por sua vez, a aparição de doenças e outros problemas de saúde.

Para trazer alí­vio à região, Habitat para a Humanidade Brasil se aliou a parceiros locais e internacionais com o objetivo de proporcionar a estas famílias com os meios necessários para captação e armazenamento de água.

Como Funciona

As famílias beneficiadas vivem em comunidades rurais na região do agreste pernambucano. Foram contempladas famílias que não têm acesso a água, vivendo com renda mensal de até meio salário mínimo (R$339) e cujas mulheres são chefes de família. Para além disto, todas as famí­lias contempladas possuem telhados em situação precária ou com tamanho abaixo do mínimo permitido para participação no Programa 1 Milhão de Cisternas.

As famílias selecionadas recebem o reparo/aumento do telhado totalmente subsidiado e participam do processo de construção, apoiando no reparo do seu telhado e do telhado de outras famílias na comunidade.

Todas as famí­lias beneficiadas participam de oficinas e capacitações em direitos humanos, gênero e polí­ticas públicas para que a comunidade possa ter participação ativa na elaboração de propostas junto ao Conselho de Desenvolvimento Rural. Para além das melhorias no que diz respeito à parte técnica “ que, por si só, já garante maior qualidade de vida aos moradores da região, através do acesso a água potável e saudável, diminuindo a incidência de doenças e de tempo gasto com captação – o projeto visa preparar estas famí­lias para que possam reivindicar direitos para a comunidade. Garantindo a sustentabilidade da iniciativa, jovens moradores locais terão treinamento técnico para que possam estar envolvidos na manutenção dos reparos, garantindo sua viabilidade a longo prazo.

Oportunidade de voluntariado corporativo e individual

Neste programa, é essencial a participação de voluntários em mutirões para construção de cisternas. Recebemos tanto grupos voluntários de empresas (voluntariado corporativo) quanto grupos de voluntários de escolas, universidades e Global Village. Estamos transformando a vida de famílias, dando acesso a um dos direitos humanos mais básicos: água de qualidade. Venha fazer parte dessa história! Para saber mais sobre o Programa de Voluntariado da Habitat e se envolver, clique aqui.

O Água para Vidas tem como objetivos:

  • Apoiar 400 fam­ílias com reparo/aumento de telhados.
  • Apoiar 300 famílias com construção de cisternas.
  • Capacitar 400 pessoas com atividades socio-educativas como: educação financeira, boas práticas e manejo correto de recursos hídricos, manutenção de cisternas.
  • Capacitar 50 jovens por ano em advocacy, gênero e participação polí­ticas, para que sejam futuros líderes comunitários.

Contribua para que esses desafios sejam cumpridos e milhares de pessoas tenham a oportunidade de viver em um lar seguro e saudável.
DOE AGORA MESMO