Meio Ambiente Sustentável

Project Detail

O projeto Meio Ambiente Sustentável visa promover a conscientização ambiental e contribuir com a ampliação das áreas verdes de comunidades de baixa renda na cidade do Recife. Ao longo de 6 meses, Habitat para Humanidade Brasil vai promover a capacitação de jovens de três comunidades através de oficinas de educação ambiental, além de fomentar atividades de voluntariado para conscientização e intervenções ambientais nesses territórios.

Contextualização

habitat-meio-ambiente-sustentavel12Em Recife, um dos maiores desafios enfrentados por comunidades de baixa renda é o adensamento populacional e a falta de infraestrutura. Segundo dados do IBGE, 77% dos domicílios de áreas de moradia informal, precária, pobre e/ou com serviços precários fica em Regiões Metropolitanas com mais de 2 milhões de habitantes. 59,4% da população de aglomerados subnormais está em cinco Regiões Metropolitanas. Recife é uma destas cinco cidades, representando 7,5% deste número total.

O excesso de construção para atender à demanda de moradia em um espaço tão pequeno impacta no aumento da temperatura no ambiente, podendo elevar a temperatura local em até 3º célsius. Além disso, a falta de infraestrutura e de ações de multiplicação de conhecimento acarretam em diversos problemas ambientais, como o descarte inadequado de lixo, a construção em áreas de risco e a degradação dos espaços públicos. Como tal, faz-se essencial o fomento de ações de educação ambiental para possibilitar um maior desenvolvimento local nestas áreas de vulnerabilidade.

Em 2016, Habitat Brasil executou um projeto de educação ambiental em parceria com o Instituto Alcoa. O projeto Meio Ambiente Seguro e Sustentável, desenvolvido na comunidade da Bomba do Hemetério, teve como objetivo a capacitação de adolescentes e lideranças comunitárias na perspectiva da prevenção a riscos ambientais, no despejo correto do lixo e em práticas sustentáveis no âmbito das comunidades de baixa renda. Durante essa experiência, foi possível verificar que a demanda por educação ambiental e por ações diretas para modificação desta realidade se mostravam necessárias em diversas comunidades da cidade.

Como Funciona

habitat-meio-ambiente-sustentavel13O projeto visa capacitar, em 3 comunidades de baixa renda, adolescentes de 14 a 17 anos, matriculados no ensino fundamental II de escolas públicas dessas comunidades. São 30 vagas para cada comunidade, e o envolvimento das escolas participantes em todas as etapas da ação é fundamental para garantir que o aprendizado seja replicado entre o restante dos jovens estudantes. Durante os 6 meses do projeto, os 90 adolescentes selecionados participam de oficinas de capacitação em educação ambiental, do planejamento de intervenções ambientais urbanas e da execução dessas intervenções.

Além da capacitação dos adolescentes, o projeto vai trazer para as comunidades cerca de 50 voluntários da cidade do Recife, a fim de reforçar a conscientização ambiental em todos os habitantes e oferecer auxílio especializado nas intervenções ambientais urbanas a serem realizadas pelos adolescentes. Os moradores e moradoras das 3 comunidades atendidas, muitos cujos filhos e filhas estarão entre os participantes da capacitação, também são encorajados a participar de todo o processo.

Oportunidade de Voluntariado

Ao longo do projeto, 3 mutirões de voluntários serão realizados nas 3 comunidades contempladas. Por volta de 50 voluntários, entre estudantes de arquitetura e urbanismo, educação, engenharia, profissionais de áreas correlatas e pessoas da sociedade em geral, terão a oportunidade de participar da iniciativa. Estamos ajudando a construir comunidades mais sustentáveis. Venha fazer parte dessa história! Para saber mais sobre o Programa de Voluntariado da Habitat e se envolver, clique aqui.

Objetivos

O Projeto Meio Ambiente Sustentável tem como como objetivos:

  • Capacitar 90 adolescentes, estudantes de escolas públicas, na perspectiva da educação ambiental voltada para a preservação dos recursos naturais, atitudes e comportamentos positivos em relação ao meio ambiente e redução dos impactos das mudanças climáticas.
  • Mobilizar 50 voluntários para promover atividades de conscientização ambiental nas comunidades, multiplicando os conteúdos trabalhados na capacitação e trazendo visibilidade para o projeto.
  • Realizar intervenções ambientais em 3 comunidades atendidas pelo projeto, planejadas e executadas pelos próprios moradores, envolvendo os adolescentes capacitados nas oficinas de educação ambiental e voluntários da causa, e que represente uma alternativa concreta de melhoria dessas áreas e ajude na redução de calor.

Parceiros do Projeto

  • Prefeitura do Recife
  • Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife

prefeiturarecife