Meio Ambiente Seguro

Project Detail

O Projeto Meio Ambiente Seguro tem objetivo de sensibilizar, mobilizar e ampliar o conhecimento de professores, líderes comunitários e especialmente jovens da comunidade para atuarem de forma organizada e participativa nas ações de prevenção a desastres e monitoramento dos ambientes de riscos.

O projeto foi desenvolvido para fortalecer as práticas preventivas em educação ambiental junto às populações que vivem em situação de risco no bairro da Bomba do Hemetério e seu entorno. A partir das ações já desenvolvidas pelo projeto na comunidade, a população local, sobretudo os jovens e lideranças, vêm lidando com os ambientes de risco assumindo práticas individuais ou grupais na perspectiva da prevenção, do monitoramento dos ambientes e na difusão das boas práticas.

AmbienteSeguro2

 

Contextualização

Nas grandes cidades, as comunidades de baixa renda apresentam alguns traços característicos que muitas vezes impedem seu pleno desenvolvimento e o bem-estar e qualidade de vida de seus moradores. Muitas contam com adensamento populacional alto e casas muito precárias, com pouca ventilação ou iluminação natural. Além disso, é comum verificar o descarte incorreto do lixo e moradias construídas em áreas que apresentam risco às famílias, como na beira de canais e na encosta de barreiras não-contidas.

Segundo o IBGE, 77% dos domicílios de áreas de moradia informal, precária, pobre e/ou com serviços precários ficam em Regiões Metropolitanas com mais de 2 milhões de habitantes. 7,5% destes habitantes estão na cidade de Recife/Pernambuco, uma das principais capitais do Nordeste que, paralelamente, apresenta altíssimos índices de desigualdade social, inúmeras comunidades de baixa renda e sérios problemas ambientais.

Viver em um ambiente seguro é essencial para uma boa qualidade de vida. Para famílias que vivem em locais com barreiras e escadarias, é importante tomar precauções para evitar situações de risco provocadas pela chuva, pelo descarte inadequado de lixo e por outros fatores que podem levar a consequências sérias para os moradores.

Através do projeto Meio Ambiente Seguro, lideranças, moradores, agentes comunitários e jovens são capacitados para se tornarem multiplicadores de conhecimento em suas comunidades e agentes de redução de riscos ambientais.

AmbienteSeguro1

Como funciona

O projeto oferece capacitação na temática de prevenção a riscos e sustentabilidade ambiental através de oficinas, palestras e cursos de formação com aulas téoricas e práticas. Ao longo de um ano, os beneficiários do projeto participam de diversas ações de educação ambiental para se aprofundarem no assunto, principalmente na temática do monitoramento, identificação e prevenção de riscos.

Todas estas atividades são desenvolvidas com dois focos:

  1. Ampliar a inserção de conteúdos voltados para a prevenção de risco e sustentabilidade na comunidade no cotidiano da escola;
  2. Capacitar moradores na temática ambiental estimulando uma visão consciente sobre a importância de práticas sustentáveis e orientando para o reconhecimento e monitoramento de áreas de risco.

Além das oficinas e palestras, os beneficiários participam de momentos de intercâmbio com outras comunidades para troca de experiências e informações sobre riscos ambientais locais. Todo o conteúdo é explorado de forma prática, com visitas em campo e análise de dados levantados. O conhecimento produzido é disseminado através de publicações e em uma Feira de Conhecimentos – um evento promovido pelo projeto nas comunidades onde os alunos expõem seus trabalhos de pesquisa e apontam problemas e soluções possíveis para a comunidade.

AmbienteSeguro3

O projeto Meio Ambiente Seguro tem como objetivos:

  •  Envolver 300 jovens e 10 líderes comunitários em capacitações e ações de sensibilização na comunidade, com objetivo de ampliar o número de famílias incorporando práticas e intervenções sustentáveis nas suas casas;
  • Aumentar o nível de consciência dos participantes sobre problemas ambientais e as possíveis soluções para sua comunidade;
  • Ter pelo menos 60% das famílias dos jovens envolvidos implementando práticas sustentáveis em suas casas.

Parceiros do Projeto

LogoInstitutoAlcoa_CMYK_300DPI copy small