Estão abertas as inscrições para o Seminário sobre Direito à Cidade promovido pela Habitat Brasil e ActionAid Brasil

A busca pela moradia adequada tem levado, ao longo da história, milhões de brasileiros e brasileiras a ocuparem e construírem seus espaços nas cidades. Boa parte dessa população desconhece seus direitos e pouco consegue se organizar para lutar por eles. É nesse contexto, onde as desigualdades se refletem no acesso à informação e oportunidades de participação nas definições sobre as cidades, que boa parte dos direitos são desrespeitados.

Para promover a reflexão e a troca de experiências sobre o tema e os impactos da conjuntura atual na luta pelo direito à cidade, a Habitat para a Humanidade Brasil e a ActionAid Brasil estão promovendo um seminário aberto ao público nos dias 03 e 04 de abril em Recife. O evento, realizado em parceria com o British Council/Newton Fund e em aliança com diversas organizações e entidades da sociedade civil, traz painéis e discussões com especialistas na área.

“O seminário vem contribuir com a ampliação das discussões sobre o Direito à Cidade. Compreendemos que é essencial fortalecer as lutas sociais numa perspectiva mais ampla, para que sejam menos desiguais e possam fazer frente ao contexto atual de retrocessos. A troca de experiências é essencial para o empoderamento desta luta”, avalia Socorro Leite, diretora executiva nacional da ONG Habitat para a Humanidade Brasil.

Durante o seminário, também será apresentada a experiência das ONGs com o projeto Fortalecendo Capacidades por Cidades Mais Justas, uma iniciativa da ActionAid e da Habitat Brasil que promoveu dois cursos de formação sobre Direito à Cidade e Função Social da Propriedade durante 2016, voltados para movimentos sociais, grupos de mulheres, estudantes e ativistas da causa. O projeto também proporcionou reuniões e capacitações sobre a temática com representantes dos poderes públicos e sistematizou dados e informações sobre as situações de violações de direitos sofridas pelas populações urbanas no Estado de Pernambuco.

No evento, será distribuída a publicação com a sistematização da experiência do projeto. Ao todo são disponibilizadas 70 vagas para participação. São esperados movimentos, ONGs, entidades representativas dos trabalhadores e da academia, fóruns e coletivos da sociedade civil com atuação na temática do direito à cidade.

As inscrições são gratuitas e inclui ajuda de custo para transporte, alimentação e certificado de participação.

Quer se inscrever? Acesse o formulário clicando aqui!

—-

Seminário – Direito à Cidade: Fortalecendo Alianças por Cidades Mais Justas

Data: 3 e 4 de abril, 2017

Local: Recife Praia Hotel – Av. Boa Viagem, nº9 – Pina – Recife

Realização: Habitat para Humanidade Brasil e Action Aid

Parceria: Newton Fund e British Council

Aliados: IBDU, Observatório das Metrópoles, MTST Brasil, Rede Interação, FERU, FASE e Cendhec

PRAZO PARA INSCRIÇÃO: 30 de março, 2017

2 Responses

  1. Prezados amigos/as;

    Parabenizo toda a equipe do Habitat para a Humanidade Brasil, pela realização do Seminário Direito à Cidade, e gostaria de saber se este ano serão oferecidos os cursos de formação Direito à Cidade e Função Social da Propriedade ?
    Participei do Curso de Especialização Educação em Direitos Humanos, promovido pela CDHDHC/UFPE, onde tive um módulo sobre Direito à cidade com o Professor Luis de La Mora.
    O seminário será realizado todos os anos ?
    Bom final de semana
    Att,
    João Batista Cavalcante
    Coordenador de Relações Municipais
    Núcleo Regional Vale do Capibaribe
    SINTEPE( Sindicato dos/as trabalhadores/as em educação no Estado de Pernambuco)

    1. Habitat Brasil

      Olá, João Batista,

      No momento, não temos previsão de ter outros módulos do curso ou do seminário. Eles foram realizados graças ao investimento de um parceiro através de um projeto para fortalecimento de capacidades que desenvolvemos em 2016. Estamos torcendo e em busca de que possa ser realizado sempre, mas por hora não temos previsão de abrir outras turmas ou de realização do seminário novamente. Agradecemos imensamente o seu interesse pelas atividades que a Habitat para a Humanidade Brasil está desenvolvendo.

      Abraços!

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.