habitat-brasil-socorro
Os comentários são Desativado

Conselho Nacional das Cidades em risco

O Conselho Nacional das Cidades é um órgão do Ministério das Cidades, de caráter consultivo e deliberativo, fundamental para a efetivação da participação da sociedade nas políticas fundiária, de habitação, saneamento ambiental, trânsito, transportes e mobilidade urbana. Ou seja, é através dele que grupos organizados representam a voz da sociedade civil nas decisões governamentais.

No entanto, no último dia 8 de junho, o Governo Temer publicou um decreto (9.076/2017) retirando sua competência de organizar a Conferência Nacional das Cidades (que reúne representações de todo o país) e de eleger seus próprios membros, passando esses poderes para o próprio Ministério das Cidades, ou seja, para o próprio governo.

Compreendendo esta medida como mais um retrocesso para os direitos civis, Habitat Brasil, juntamente com outros conselheiros e movimentos pelo direito à cidade, vem lutando para buscar a revogação da medida e fazer com que esse importante órgão retorne à participação popular. Diversas reuniões do movimento estão sendo realizadas, além de reuniões e audiências públicas com o próprio Governo Federal. Porém, ainda sem resultados. Portanto, seguimos no trabalho de incidência por esta pauta.

Na foto: Diretora Nacional da Habitat Brasil, Socorro Leite, em audiência pública na Câmara dos Vereadores em BSB pela revogação do decreto.

Você também pode gostar
No Fórum Social Mundial, Tribunal Internacional de Despejos denuncia casos de violação do direito à moradia
Campanha Solo Seguro
Sobre Advocacy
Colaboradores da Johnson & Johnson se unem e ajudam a construir casas mais dignas em Heliópolis/SP