Os comentários são Desativado

Como economizar gastos com luz e água em casa

Com a chegada dos meses de verão, vemos um aumento espantoso no consumo de água e energia elétrica dentro das casas. O uso excessivo de ventiladores e um consumo exacerbado de água encanada contribuem não só para contas mais caras como também para prejuízos ambientais.

Em comunidades de baixa renda, esse problema é ainda maior. Normalmente construídas de forma precária e em locais com adensamento excessivo, a grande maioria das moradias nestas comunidades sofrem com mofo, umidade, temperatura elevada e instalações inadequadas ou ilegais de fornecimento de água e luz.

Na comunidade de Vila Esperança (Candeias/BA), o caso não é diferente. As casas possuem poucas janelas e o telhado muito baixo, dificultando a circulação do ar e a iluminação natural da casa. Por consequência, as famílias que ali vivem passam grande parte do dia com ventiladores ligados e luzes acesas. As instalações elétricas são antigas e inadequadas, com fios soltos que puxam energia dos postes na rua, apresentando um grande risco para as famílias de incêndio e choque elétrico. Esse uso excessivo resulta em contas de luz mais altas, que prejudicam o orçamento familiar de famílias que vivem, em média, com renda mensal de apenas um salário mínimo.

Para solucionar estes e outros problemas de precariedade das casas, Habitat Brasil começou a implementar um projeto de melhorias habitacionais com soluções sustentáveis na comunidade. Em parceria com a Dow Brasil, 30 famílias estão sendo beneficiadas com projetos de reforma que visam também a economia de água e luz nas casas. Saiba mais sobre o projeto O Futuro Começa em Casa aqui!

Mas quais são algumas das soluções que podemos usar para economizar luz e água em casa?

  1. Instalação de arejadores nas torneiras

Os arejadores diminuem a quantidade de água liberada por minuto sem alterar a pressão da água. Ou seja, temos a impressão que o fluxo de água não mudou. Assim podemos economizar água sem nem perceber! Os arejadores são instalados nas torneiras e você mesmo pode fazer. Basta roquear os arejadores nos bicos das torneiras e pronto.

Mas atenção: os produtos devem ser das mesmas marcas ou compatíveis. Arejadores podem ser encontrados em lojas de materiais de construção ou lojas de louças sanitárias.

  1. Pintura do telhado externo de branco

O telhado branco é uma solução simples que diminui o calor emitido dentro da casa em até 30%. A técnica deve ser usada principalmente em cobertas de fibrocimento (as famosas telhas Brasilit), que são mais quentes. Utilize uma tinta à base de cal, na cor branca, para pintar o telhado na íntegra.

  1. Descarga de duplo acionamento

Devemos utilizar o sistema de descarga que libera quantidade de água de 3 e 6 litros, com duplo acionamento. Assim você controla a quantidade de água em função da necessidade.

  1. Mecanismos de armazenamento/reutilização de água

A água que utilizamos durante o banho ou para lavar roupas pode facilmente ser reaproveitada nas bacias sanitárias. Para isso, é necessário a instalação de um mecanismo simples, que direciona a água utilizada no banho ou no tanque para um reservatório específico que, através de um cano, é acoplado à bacia sanitária. É importante tomar alguns cuidados para garantir a salubridade da água: utilizar cloro no reservatório elimina a incidência de germes e realizar uma limpeza do reservatório de 15 em 15 dias também é recomendado.

  1. Lâmpadas fluorescentes ou de LED

As lâmpadas fluorescentes gastam bem menos energia e duram muito mais que as lâmpadas incandescentes. Além disso, as lâmpadas fluorescentes não emitem calor, o que torna o ambiente mais agradável. A iluminação fluorescente é 66% mais econômica que a iluminação incandescente e dura 6 vezes mais que uma lâmpada comum. Além disso, podem ser ligadas e desligadas sem risco de queimar. Só benefícios!

As lâmpadas fluorescentes podem ser adquiridas em qualquer loja de construção, supermercados e armazéns.

Quer mais soluções sustentáveis? Essas e outras melhorias fazem parte do nosso catálogo de melhorias sustentáveis, disponível gratuitamente para download aqui!
Você também pode gostar
Ciclo de Diálogos: 25 anos Habitat Brasil
Habitat para a Humanidade e Bloomberg apoiarão 30 reformas no Brasil
25 anos – O início de tudo: a chegada da Habitat no Brasil
Oficina de conflitos fundiários urbanos acontece em Recife