A conquista da empreendedora Eliene

Quem passa em frente à casa da Maria Eliene vê sempre a mesma cena: ela fazendo as unhas de suas clientes. Com a equipe da Habitat Brasil, não é diferente: avistamos Eliene na garagem transformada em salão, nos cumprimentamos. O aceno é sempre empolgante e o sorriso, contagiante. Quem presencia a sua alegria de viver não imagina as lutas que ela já travou e as batalhas que vence todos os dias.

Aos 32 anos, ela é manicure e empreendedora desde 2005, mas, há 4 anos – quando o marido se acidentou e ficou incapacitado de trabalhar –, ela é a única responsável em pagar as contas e tomar todas as decisões da família. Além de assumir a renda familiar, Eliene cuida sozinha do marido, que é cadeirante, e das duas filhas: Julia (10) e Gisele (9).

“Eu trabalho de domingo a domingo. Eu tenho que fazer comida, cuidar do meu esposo, cuidar das meninas, levá-las na escola, é uma rotina muito intensa”, enfatiza Eliene.

Em 2015, a mãe chefe de família se inscreveu no projeto de reformas de casas da Habitat Brasil na comunidade de Heliópolis (SP) – uma das maiores favelas do país.

 “A Habitat fez muitas coisas aqui na minha casa. Eu não tinha condições de terminar a minha casa. Eu fiquei muito feliz! Tinha muito mofo na minha casa, muita infiltração, tinha até bicho dentro de casa. Agradeço a Deus e à Habitat por tudo o que foi feito aqui na minha vida e da minha família!”

As duas filhas de Eliene ficavam doentes frequentemente antes da reforma. Problemas respiratórios como rinite e bronquite atacavam tanto as meninas quanto Eliene. Agora, não é preciso mais ficar saindo de casa para respirar melhor.

“O mofo no teto e nas paredes era muito horrível porque as meninas têm alergia e ficava muito ruim para elas respirarem. A casa inteira tinha mofo. O teto soltava muita terra, areia, muito pó! Tinha muita barata também. Agora melhorou bastante, graças a Deus e à Habitat!”, comemora.

Maria Eliene trabalhando.

 

Este foi apenas o início dos muitos sonhos que Eliene tem. Agora, ela quer comprar aos poucos novos móveis para a sua casa e, assim que der, reformar a garagem onde atende as suas clientes. As filhas, Gisele e Julia também já sabem muito bem o que querem: fazer faculdade para ajudar a mãe no futuro. Quando questionada sobre o seu maior sonho, Eliene é enfática:

“O meu sonho é ajudar as outras pessoas. Vem muita gente aqui e pergunta: como você conseguiu fazer isso? Eu digo: você tem que perseverar e correr atrás do seu sonho!”

Habitat Brasil apoia mães chefes de família a conquistarem mais estabilidade e força através do acesso à moradia adequada. A realização do sonho de Maria Eliene foi possível através da ajuda de pessoas que acreditam que todos têm o direito a um lar adequado.  Faça parte dessa história. 

DOE AGORA MESMO

Você também pode gostar
Hoje é dia de transformar: Habitat Brasil no programa Como Será? da Rede Globo
Habitat para a Humanidade Brasil solidariza-se com moradores de Paraisópolis
Habitat Brasil celebra a entrega de 30 casas em Candeias (BA)
Campanha da Habitat atinge meta de doações

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.