8 dicas para diminuir o calor dentro de casa

Mesmo este sendo um verão mais ameno no Brasil, o calorão continua gerando desconforto nas ruas e dentro de casa. Além do incômodo, as altas temperaturas podem causar problemas de saúde, como: desidratação, mal estar e problema de pressão arterial.

via GIPHY

Confira as dicas abaixo para ajudar a refrescar o seu lar.
1. Lâmpadas frias
As lâmpadas incandescentes produzem calor para gerar luz. Portanto, esquentam o ambiente! Troque as lâmpadas da sua casa para as fluorescentes ou de LED. Elas podem ser mais caras, mas duram mais, consomem menos energia e não produzem calor.

via GIPHY

2. Branquinho básico
Cores claras refletem a luz do sol, enquanto as cores escuras absorvem os raios solares, aumentando, assim, o calor. Portanto, utilize cores claras nas paredes de casa, pois elas deixarão o seu lar mais fresco e iluminado.

via GIPHY

3. Verde que te quero verde
Quanto mais plantas você tiver, mais fresquinha a sua casa vai ficar. Plantas dentro de casa mantêm o ambiente úmido e ajudam a baixar a temperatura interna.
via GIPHY
4. Na hora de construir
Não ocupe todo o lote se for construir, deixe uma área livre ao redor da casa para favorecer a circulação de ar. Aproveite essa área livre e plante arbustos e árvores de pequeno porte, elas protegem e refrescam, geram sombras que protegem as paredes e janelas.

via GIPHY

5. Cobertura
Utilize telhas de material claro ou reflexivo, como as produzidas de material reciclável, elas amenizam o calor dentro da casa, pois refletem os raios solares. Evite as telhas de fibrocimento.

via GIPHY

6. Ventilação cruzada
Abrindo portas e janelas que estão localizadas em lados opostos da casa você permite a entrada e saída do ar, permitindo, dessa forma, a ventilação cruzada no ambiente.

via GIPHY

7. Película reflexiva
Se as suas janelas forem de vidro, aplicar uma película reflexiva nas janelas que estão na na Norte e Oeste pode ser uma boa ideia, já que nessas direções a casa recebe muito sol.

via GIPHY

8. Nas alturas
Se o pé-direito (altura entre o chão e o teto) da sua casa for menor que 2,50m, pense na possibilidade de aumentar a altura até esse mínimo. Elevando o pé-direito, a sensação de calor diminui, pois o ar quente tende a subir e, dessa maneira, fica longe das pessoas, lá no teto.

via GIPHY

Com informações do Guia Soluções Urbanas para Habitação Saudável – 1 Conforto Térmico.

Você também pode gostar
Habitat para a Humanidade e Bloomberg apoiarão 30 reformas no Brasil
Habitat e Jimmy Carter beneficiam 150 famílias no Canadá
Benefit arrecada fundos para Habitat Brasil reformar casas de mulheres em Heliópolis
Depoimento de voluntário do Água para Vidas